04/09/2014

Opinião: A Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Olá!
Já faz muito tempo desde que fiz uma opinião de um livro da Cassandra Clare, no entanto resolvi fazer algum esforço para me lembrar do que achei deste livro, sendo que já o li a algum tempo.
Mas vamos lá, que estou super animada!

Titulo: A Cidade de Vidro
Autor: Cassandra Clare
Editora: Planeta
Páginas: 408
Caçadores das Sombras 3

Sinopse: Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia Os Instrumentos Mortais - obra que figura na lista de sucessos literários do New York Times.Caçadores de Sombras é o título da trilogia que começa com A Cidade dos Ossos, com uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.

Série: 
Livro 1 - A Cidade dos Ossos 
Livro 3 - A Cidade de Vidro 
Livro 4 - A Cidade dos Anjos Caídos 
Livro 5 - A Cidade das Almas Perdidas 
Livro 6 - A Cidade de Fogo Celestial

------Sem spoilers!-----
Dos três livros, este foi o que mais gostei. 
Foi cheio de ação, suspiros e nervos! Com voltas e reviravoltas inesperadas!
E por isso, entendo perfeitamente algumas pessoas que decidiram acabar a série neste livro, e não ler os restantes porque foi um livro fantástico e eu nem imaginava que fosse tão bom!
Ainda assim, houve algumas coisas que não gostei tanto mas, no geral, foi uma leitura perfeita!
Para quem já leu o primeiro ou até o segundo livro da série, e não gostou, eu recomendo a lerem este terceiro livro, que é o melhor deles todos e só depois, decidirem!

------Com spoilers!-----
O livro começa e nós descobrimos que a Clary pretende ir a Idris com o Jace, o Alec, a Isabelle e a família deles para poder falar com um feiticeiro e descobrir como salvar a sua mãe.
E algo que não gostei muito foi quando o Jace decidiu que levar a Clary era algo mau e que poderia trazer-lhe problemas a ela e depois, deixa-a simplesmente em Nova Iorque. Isso não foi nada simpático da parte dele.
Mas foi algo que consegui entender um pouco, porque Jace falou com o Simon e disse-lhe que se a Clary for a Idris e se a Clave descobrir sobre os poderes dela vão usá-la, como "arma" contra o Valentine e eu não queria que isso acontecesse, por isso, entendi o lado do Jace mas ainda achei que foi desagradável da parte dele, deixar a Clary.

Mas o que a Clary fez a seguir foi algo que não gostei mesmo nada. Depois de ela saber que eles tinham partido sem ela, e não lhe tinham avisado, ela decide andar a brincar às runas no portal, porque "sou tão poderosa e consegui destruir o barco do Valentine, em "A Cidade das Cinzas"".
Mesmo depois de o  Magnus lhe dizer que era perigoso, que era contra a lei, que não podia abrir de novo o portal e que a Clave controlava todos os portais, ela decidiu fazê-lo na mesma!
E essa teimosia e, um pouco infantilidade, por parte da Clary eu já tinha visto opiniões sobre pessoas que não gostavam desse lado dela, mas nunca cheguei realmente, a vê-lo. Até ao momento em que ela foi para o portal e decidiu abri-lo para puder ir para Idris. Com a agravante de arrastar o Luke, um lobisomem que não podia lá entrar, com ela.
E eu fui notando esse tipo de comportamentos da Clary durante todo o livro! Era teimosa, infantil, não se importava de fazer algo desde que conseguisse o que queria... e isso foi uma das poucas coisas que odiei no livro. 

O Jace, e todos os outros, sabem que a Clary não desiste facilmente então, já deveriam de ter previsto que ela não ia ficar em Nova Iorque, à espera que eles voltassem. 
E já que estamos a falar de Jace e coisas que não apreciei no livro, a personagem dele também me irritou, pela primeira vez, durante o livro todo!
O Jace tornou-se irritante, super protetor e parecia que não sabia o que queria e por isso, andava a saltar de um lado para o outro na história. O que, na minha opinião, não são características do Jace.

Mas, no entanto, não foram tudo coisas más! Claro que não! As duas coisas que menos gostei já foram ditas, por isso, vamos continuar com a minha opinião.

Tive imensa pena do Simon durante o livro, porque ele nem queria ir para Idris, mas infelizmente foi, literalmente arrastado para lá. E quando lá chegou, foi aprisionado porque era um vampiro, que ainda por cima conseguia andar à luz do sol e era amigo dos supostos filhos do terrível Valentine. Pobre Simon.
E na prisão, a pessoa que o manteve são foi o Samuel, que mais tarde descobrimos ser o Hodge! O Hodge!
Quem viu a minha opinião de "A Cidade dos Ossos", sabe que eu não gostei nada do Hodge e do que ele fez, à Clary e ao Jace. 
Mas ainda assim, acho que ele estava quase a ganhar as minhas desculpas, até que o Sebastian decide matá-lo, sem razão aparente!

Agora, vamos falar desta nova personagem que conhecemos neste livro. 
Eu não gostei do Sebastian logo que ele apareceu, até porque já sabia, mais ou menos, que ele não era uma boa pessoa e que só iria fazer coisas terríveis.
Por isso, ver a Clary interagir com ele, contar-lhe coisas super pessoais e ainda, aceitar o beijo dele, foi algo que me fez odiá-la ainda mais, por ser tão ingénua e estar sempre a precisar de ajuda de homens!
No entanto, mesmo sabendo que ele era mau, não fazia a mínima ideia do que iria ser descoberto no fim do livro!
Ele não era simplesmente mau, era metade demónio! Isso explica tudo....
E o seu nome verdade é Jonathan (mas vai ser sempre o eterno Sebastian, sendo que o Jace também é Jonathan) e é o irmão biológico da Clary.
Outra coisa que finalmente descobrimos! O Jace não é irmão da Clary, o que é uma ótima notícia porque agora já podem namorar à vontade, mas ainda assim, a Clary e o Sebastian (Jonathan) beijaram-se, o que não é maravilhoso.
Também descobrimos que o Jace foi experimentado com sangue do Anjo enquanto que, como  já disse, Sebastian foi experimentado com sangue de Demónio. E durante toda a vida dos dois, eles foram partilhando o Valentine como figura paterna, que por vezes estava com Jace e noutras vezes, estava com Sebastian.

O Jace não sabia de nada sobre as experiências, e muito menos sobre a existência de Sebastian enquanto que este, sabia perfeitamente da existência de Jace.

A morte de Max, o irmão de Isabelle e do Alec, não foi algo que me tocou ou me deixou triste porque não acho que ele tenha sido uma personagem verdadeiramente importante e relevante para a história.
O que, obviamente, não foi da opinião da família Lightwood que quando o livro acabou, ainda estavam de luto pela morte do filho/irmão mais novo.

A quase guerra entre o Valentine e a Clave deixou-me muito nervosa e ansiosa, porque não sabia o que iria acontecer, ou quem mais é que iria morrer neste livro, para além, do Max e do Hodge.
Mas felizmente, a Clary salvou o dia de duas maneiras diferentes e infelizmente, numa delas, teve de mostrar os seus poderes a todos os Caçadores de Sombras, e também a Clave.
Mas gostei muito da ideia de "juntar" um Caçador de Sombras a um Habitante do Mundo-à-Parte, porque sinto que à muitas desavenças e desconfianças entre eles e essa jogada, pode ou não, ter ajudado a melhorar as relações entre eles.

E o facto de o Valentine sacrificar o próprio Jace foi muito inesperado, porque achava que ele não faria isso, sendo que o tinha criado e o Jace era "quase" como um filho para ele..
No entanto, não fiquei destroçada quando o Jace morreu porque sabia que ele não podia morrer! "Quer dizer, ele aparece nos próximos livros, certo?"
Não sabia bem como é que ele poderia regressar dos mortos, mas tinha quase certeza que iria fazê-lo. 
E quando a Clary pediu ao anjo Raziel para ressuscitá-lo, fiquei imensamente feliz porque esta série precisa do Jace, vamos lá ser realistas! xD

Também adorei imenso uma cena que aconteceu entre o Jace e a Clary, antes de este partir para ir à procura do Sebastian (Jonathan), que foi quando o Jace pediu para dormir com a Clary e lhe disse isto: clique aqui.
Foi tão bonito! :D E por isso mesmo, é que é uma das minhas citações preferidas!

O final, foi surpreendente! Porque ao contrário dos outros livros, deu mesmo a sensação de que era um final!
E só mais tarde é que eu descobri, numa entrevista da autora, que a série era para ser só uma trilogia.
Mas fico feliz que a Cassandra tenha decidido continuar, porque ainda quero saber muitas coisas como: O Sebastian morreu mesmo? E o Valentine? O que é que a Rainha das Fadas tanto queria com a Clary?

O livro foi excelente! Por isso, a minha classificação não poderia ser outra:

E vocês? Já leram este livro? Se sim, decidiram continuar com a série ou parar e ficar com este final?
Espero que tenham gostado!
Beijos, Ana

4 comentários:

  1. O Jace e a Clary sao as personagens que menos gosto da serie. Para mim a Clary age muito sem pensar nas consequencias dos seus actos que para alem de a prejudicarem a ela tambem prejudicam os outros. Tambem nao gostei da relacao entre ela e o Jace, chegou a um ponto que começava mesmo a irritar. Eu gostei bastante do Sebastion, é das minhas personagens preferidas. Ate agora este é o meu livro preferido da serie... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? xD Vi muita gente queixar-me mas só me irritei com eles neste livro. E sinceramente, depois de ler o 4º livro da série também já não sou grande fã da relação deles, o que me deixa um pouco triste sendo que os adorava!
      A sério que ele é a tua personagem preferida? :o Eu odeio-o xD Mas cada um, tem a sua personagem preferida xD
      Beijinhos! :D

      Eliminar
  2. Ainda só li 4 livros da série mas este foi sem dúvida o melhor até agora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também só li os 4 primeiros, e fiquei muito decepcionada com o 4º livro porque o 3º foi brutal e o 4º foi bahh xD O que é que achaste do A Cidade dos Anjos Caídos?
      Beijinhos! :D

      Eliminar